Varios1

Secretariado Internacional

O Secretariado Internacional do ICOMOS está sedeado em Paris, e é dirigido por um Director, escolhido pelo Presidente. Coordena a implementação do programa aprovado pela Assembleia Geral, e é composto por três  Departamentos, Administração, Património Mundial e Documentação.

 

Assembleia Geral

A Assembleia Geral é o orgão soberano do ICOMOS. É gerida por um Presidente, três Vice-Presidentes e um Relator, cujos mandatos são o tempo de duração das sessões.

A Assembleia Geral elege o Presidente do ICOMOS, cinco Vice-Presidentes, o Secretariado Geral, o Tesoureiro e doze membros do Comité Executivo, de entre os membros individuais, escolhidos de modo a que diferentes áreas de especialização estejam representadas. A Assembleia determina a localização da sede do ICOMOS, adopta alterações aos estatutos, estabele os programas do ICOMOS, aprova os relatórios do Secretário-Geral e do Tesoureiro, bem como as orientações financeiras para o período seguinte, e fiscaliza a execução das acções  do ICOMOS. Ratifica mudanças das cotas dos membros, confere o grau de Membro Honorário sob proposta de um Comité Nacional do ICOMOS.

A Assembleia Geral é aberta a todos os membros do ICOMOS. É realizada ordinariamente de três em três anos, em data e lugar escolhidos pelo Comité Executivo, ou em sessão extraordinária, sob pedido da maioria dos membros do Comité Executivo, ou um terço dos membros do ICOMOS. 

 

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o orgão de gestão do ICOMOS. É constituído por vinte membros eleitos pela Assembleia Geral: o Presidente, o Secretário Geral, o Tesoureiro, cinco Vice-Presidentes, que compoem a direcção, e doze membros, mais o Presidente do Conselho Consultivo e a ainda a possibilidade de mais cinco membros, estes cooptados. Todos profissionais reconhecidos, representam a maior parte das regiões do mundo. O Conselho de Administração prepara o programa e o financiamento, e monitoriza a sua implementação. Regista o estabelecimento de Comissões Nacionais, e Comissões Científicas Internacionais. Entre as sessões do Conselho Administrativo, a direcção assegura a implementação do programa.

 

Conselho Consultivo

O Comité Consultivo é composto pelos Presidentes dos Comités Nacionais e Comités Científicos Internacionais. A sua função é aconselhar o Comité Executivo e  fazer sugestões e recomendações sobre as prioridades e orientações do programa, incluindo a comunicação entre comités científicos internacionais e nacionais.

 

Comissões Científicas Internacionais

O ICOMOS criou Comissões Científicas Internacionais (CCI) em vários temas do património cultural. Os seus membros são especialistas nessas matérias, internacionalmente reconhecidos. As CCI são os corpos técnicos do ICOMOS. Como tal, realizam investigação, desenvolvem teoria da conservação, directrizes, e cartas, e promovem formação para melhorar a conservação do património, promovem trocas internacionais de informação científica e levam a cabo projectos comuns. Elaboram os seus próprios programas e submetem-nos ao Conselho de Administração para apreciação e aprovação, bem como os relatórios de actividades anuais.

Caso pertença ou queira inscrever-se nalguma das CCI queira por favor indicar junto da sua Comissão Nacional.

Lista das Comissões Científicas Internacionais e coordenações por membros do ICOMOS Portugal:


ISCARSAH – Comité international para a análise e restauro das estruturas do património arquitetónico
ISCEAH – Comité international sobre a arquitectura de terra Presidente: Mariana Correia
CIAV – Comité international sobre a arquitectura vernácula
CAR – Comité international para a arte rupestre
IIWC – Comité international da madeira
CIPA – Comité international para a documentação do património cultural
ISCEC – Comité international sobre a economia da conservação
ISCES – Comité international sobre energia e sustentabilidade
ICAHM – Comité international para a gestão do património arqueológico
ICIP – Comité international para a interpretação e apresentação de sítios do património cultural
CIIC – Comité international dos itinerários culturais
CIF – Comité international sobre formação
IcoFort – Comité international sobre fortificações e património militar
ISCSBH – Comité international património construído comum
ICICH – Comité international sobre património cultural imaterial
ICUCH – Comité international sobre património cultural subaquático
IPHC – Comité international sobre património polar
ISCCL – Comité international das paisagens culturais
ISC20C – Comité international sobre património do século XX
ISCMP – Comité international sobre pinturas murais; Vice-Presidente: Artur Pestana
ISCS – Comité international da pedra
ICORP – Comité international sobre a prevenção de riscos; Vice-Presidente: Xavier Romão
ICLAFI – Comité international para as questões legais, administrativas e financeiras
• PRERICO – Comité international sobre sítios de religião e rituais
• THEOPHILOS – Comité international sobre teoria e filosofia da conservação e restauro
ICTC – Comité international para o turismo cultural
CIVVIH – Comité international das cidades e aldeias históricas
ISCV – Comité international sobre vitral
• ISCIH – Comité international sobre património industrial

• ISCWater – Comité international sobre água e património

 

Comissões Nacionais

As Comissões Nacionais são organizações que foram criadas a nível nacional nos países que são membros da UNESCO. Juntam membros individuais e institucionais, fornecendo um enquadramento para a discussão e troca de informações. O ICOMOS tem mais de 110 Comissões Nacionais. Cada Comissão Nacional tem as suas próprias regras e procedimentos e elabora o seu programa de acordo com os objectivos e fins do ICOMOS. Cada Comissão Nacional implementa os programas propostos pelo Conselho Consultivo e Conselho Administrativo do ICOMOS.

As Comissões Nacionais do ICOMOS proporcionam um forum onde pessoas e representantes de instituições ligadas à conservação, salvaguarda, reabilitação e valorização do património cultural podem encontrar-se para troca de informação e pontos de vista sobre os princípios e práticas da área.

As Comissões Nacionais representam os interesses dos seus membros, tanto a nível nacional como internacional.

As Comissões Nacionais podem encarregar-se de actividades específicas por iniciativa própria ou por solicitação das respectivas administrações públicas.

As Comissões Nacionais são um canal através do qual especialistas individuais de cada país participam nas actividades internacionais do ICOMOS, incluindo, por exemplo, missões específicas confiadas ao ICOMOS pela UNESCO.

Através dos encontros anuais do Conselho Consultivo, as Comissões Nacionais podem influenciar decisivamente as prioridades do ICOMOS.

As Comissões Nacionais podem também responsabilizar-se por parte do programa internacional do ICOMOS que diga particular respeito ao seu país (em estreita cooperação com o Secretariado Internacional em Paris).

As Comissões Nacionais implementam, a nível local, os programas propostos pelo Comité Executivo.

 

Conselho Científico

Brevemente...

 

Grupos Regionais - Europa

Existem 44 Comités Nacionais na Europa. Os comités cooperam bilateral e multilateralmente ao nível regional e sub-regional e participam ativamente das atividades do ICOMOS International, em particular através dos Comités Científicos Internacionais (muitos Comités Nacionais têm um Comité Científico Nacional). O grupo Europa organiza uma reunião anual num dos Comités Nacionais, acompanhada de uma conferência científica e eventos paralelos, além de uma reunião de trabalho durante as Assembleias Gerais do ICOMOS, cuja informação podem consultar aqui.