As Comissões Nacionais são organizações que foram criadas a nível nacional nos países que são membros da UNESCO. Juntam membros individuais e institucionais, fornecendo um enquadramento para a discussão e troca de informações. O ICOMOS tem mais de 110 Comissões Nacionais. Cada Comissão Nacional tem as suas próprias regras e procedimentos e elabora o seu programa de acordo com os objectivos e fins do ICOMOS. Cada Comissão Nacional implementa os programas propostos pelo Conselho Consultivo e Conselho Administrativo do ICOMOS.
As Comissões Nacionais do ICOMOS proporcionam um forum onde pessoas e representantes de instituições ligadas à conservação, salvaguarda, reabilitação e valorização do património cultural podem encontrar-se para troca de informação e pontos de vista sobre os princípios e práticas da área.
As Comissões Nacionais representam os interesses dos seus membros, tanto a nível nacional como internacional.
As Comissões Nacionais podem encarregar-se de actividades específicas por iniciativa própria ou por solicitação das respectivas administrações públicas.
As Comissões Nacionais são um canal através do qual especialistas individuais de cada país participam nas actividades internacionais do ICOMOS, incluindo, por exemplo, missões específicas confiadas ao ICOMOS pela UNESCO.
Através dos encontros anuais do Conselho Consultivo, as Comissões Nacionais podem influenciar decisivamente as prioridades do ICOMOS.
As Comissões Nacionais podem também responsabilizar-se por parte do programa internacional do ICOMOS que diga particular respeito ao seu país (em estreita cooperação com o Secretariado Internacional em Paris).
As Comissões Nacionais implementam, a nível local, os programas propostos pelo Comité Executivo.