Encontro | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024
'Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza'
18 de abril de 2024, 5.ª feira, 14h30, FAUP
No dia 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, aprovado pela UNESCO em 1983, que este ano é subordinado ao tema 'Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza'.
A FAUP e o Icomos Portugal coorganizam um encontro subordinado ao tema de 2024 do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que terá lugar na FAUP no dia 18 de abril, a partir das 14h30.
Na Assembleia Geral de 2023, em Sydney, foi escolhido o tema 'Património Resiliente a Catástrofes e Conflitos - Preparação, Resposta e Recuperação' para o Plano Científico Trienal 2024-2027. Enquanto o ICOMOS elabora um roteiro para o desenvolvimento de capacidades para o "património resiliente a catástrofes e conflitos" para os seus membros e para a comunidade patrimonial em geral e se prepara para celebrar o 60.º aniversário da Carta de Veneza (31 de maio de 2024), olhamos para trás, para a herança partilhada desta mesma carta, e para o futuro, enquanto questionamos sobre quais são hoje as necessidades pragmáticas da prática do património.
A participação no encontro é livre mas sujeita a inscrição prévia para participação online na seguinte ligação. O evento decorre em regime híbrido, presencialmente na FAUP ou online (zoom).
Consulte mais informações aqui.
Na Assembleia Geral de 2023, em Sydney, o tema "Património Resiliente a Catástrofes e Conflitos - Preparação, Resposta e Recuperação" foi escolhido como tema para o Plano Científico Trienal 2024-2027. Enquanto o ICOMOS elabora um roteiro para o desenvolvimento de capacidades para o "património resiliente a catástrofes e conflitos" para os seus membros e para a comunidade patrimonial em geral e se prepara para celebrar o 60º aniversário da Carta de Veneza (31 de maio de 2024), olhamos para trás, para a nossa herança partilhada desta mesma carta, e para o futuro, enquanto nos questionamos sobre quais são hoje as necessidades pragmáticas da prática do património.
Como tema para 2024, adoptou-se o tema "Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza". Para mais informação consulte aqui.
A tradução portuguesa do documento do ICOMOS "Heritage and the Sustainable Development Goals: Policy Guidance for Heritage and Development Actors" foi oficialmente lançado a 20 de Abril de 2023 no seminário e workshop internacional organizados pelo Grupo de Trabalho dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do ICOMOS (SDGWG), o ICOMOS Portugal, Sustaining Cultures e o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
A Presidente do ICOMOS Internacional, Teresa Patrício, fez a abertura do evento.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, e outros membros do Governo do Brasil deslocaram-se a Portugal para participar no workshop, coordenado por Karla Nunes Penna, do ICOMOS-Brasil.
O documento de orientação estratégica é o primeiro passo para compreender e abordar os potenciais e desafios que ligam o património a cada ODS, para além do objetivo 11.4. Procura responder às necessidades atuais do campo profissional e da sociedade em geral. A tradução deste documento e a identificação de exemplos localizados em todo o mundo são o próximo passo para a sua implementação. Este foi o desafio proposto aos estudantes que participaram no workshop, que pesquisaram e apresentaram estudos de caso nacionais e internacionais. As experiências partilhadas dos palestrantes sobre os povos Indígenas da Amazónia e Aborígenes da Austrália, levaram à reflexão dos ODS centrado nas pessoas, com vista ao Desenvolvimento Sustentável Inclusivo.
Descarregar e ler o documento completo em Português / Francês / Inglês
Descarregar e comunicado de imprensa completo em Português
Em 1982, o ICOMOS estabeleceu o dia 18 de Abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), seguido da adopção pela UNESCO durante a sua 22ª Conferência Geral. Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para actividades a serem organizadas pelos seus membros e parceiros - e por todos aqueles que queiram participar nesta comemoração.
De acordo com o espírito de diálogo intergeracional aberto, inovador e construtivo, e o foco estratégico do Plano Científico Trienal ICOMOS 2021-2024, bem como a resolução do ICOMOS 2020 sobre Abordagens ao Património Cultural, o DIMS 2023 apresenta o seguinte tema: PATRIMÓNIO E MUDANÇA.
O portal para carregamento das actividades encontra-se disponível em: https://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/atividades-diversas/dims23/
O tema Património e Clima, proposto para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pelo ICOMOS, esteve em debate no ISCTE no dia 19/4/2022, no âmbito da unidade curricular Conservação e Sustentabilidade do Mestrado Integrado em Arquitetura. Foram apresentados e refletidos diversos assuntos: As recomendações do ICOMOS. Estratégias de adaptação climática (Soraya Genin); A proposta de revisão da Carta Internacional do Turismo Cultural ; Reforçar a proteção do património cultural e a resiliência da comunidade por meio de uma gestão de turismo responsável e sustentável. O NO ALgarbage- zero desperdício no Turismo (Sofia Fonseca); Exposição do património cultural a perigos naturais em Portugal: conhecimento atual e desafios futuros (Rui Figueiredo), Cidades fortificadas e o Pacto Ecológico Europeu (Ana Quinta); Compreender a paisagem estuarina do Tejo como património cultural (Fátima Silva); Proteção de áreas costeiras para adaptação ao clima. A Quinta dos Ingleses e a praia de Carcavelos (Manuel Valadas Preto). Por último foi apresentado um vídeo dos trabalhos de grupo elaborado pelos alunos, sobre o Património e Clima nas zonas costeiras de Portugal, cobrindo-se as diversas regiões, de norte a sul. Dada a forte participação de alunos Erasmus, a sessão decorreu em inglês.
Em 1982, o ICOMOS estabeleceu 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, seguido pela adoção da UNESCO durante sua 22ª Conferência Geral. A cada ano, nesta ocasião, o ICOMOS propõe um tema para as atividades a serem organizadas pelos seus membros, Comités Científicos Nacionais e Internacionais do ICOMOS, Grupos de Trabalho e parceiros, e quem quiser participar da comemoração deste Dia.
Com base no tema do ano passado, “Passados complexos: Futuros diversos”, para 2022 convidamos todos a explorar o tema: "Património e Clima" através de diálogos abertos, construtivos e intergeracionais. Poderão aceder a toda a informação e inserir num formulário on-line as iniciativas a desenvolver, na página criada para este efeito até ao dia 17 de Abril: http://w3.patrimoniocultural.pt/dims2022
Para aceder à página de carregamento e ao nome de utilizador e palavra passe, poderão contactar pelo email .
ALDEIAS de XISTO: segredos do passado, desafios do futuro
Viver, Criar, Pensar e Construir
No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, um pouco por todo o mundo, olha-se para o nosso património cultural, no seu sentido mais lato, com a vontade reforçada de compreender a complexidade do seu passado e encontrar inspiração para diferentes futuros, que contribuam para comunidades mais sustentáveis, mais coesas e mais felizes.
O Município da Lousã convida-vos, neste dia, a redescobrir “passados complexos” das nossas Aldeias de Xisto, para melhor projetarmos os seus “futuros diversos”, através da memória escondida nas pedras, nas letras, no engenho e na arte destes lugares, partindo “online” em três visitas onde conversaremos sobre a origem, os segredos, e a inteligência das paredes de alvenaria de xisto, dos utensílios do trabalho, das memórias escritas sobre a dureza e as alegrias da vida e do modo como a arte os retratou.
Esta visita online, informal e descontraída, terá como cenários diversas aldeias, a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, o Museu Etnográfico Louzã Henriques e o Museu Álvaro Viana de Lemos, incluindo um jogo de descoberta, ou talvez mistério, por grupos, para o qual estão todos convidados.