O seu papel : preservar e valorizar


O ICOMOS, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, é a organização não governamental global associada à UNESCO. A sua missão é promover a conservação, protecção, uso e valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. Participa no desenvolvimento de doutrina, evolução e divulgação de ideias, e orientações. O ICOMOS é o organismo consultor do Comité do Património Mundial para a implementação da Convenção do Património Mundial da UNESCO.Como tal, avalia e dá parecer sobre as nomeações ao património cultural mundial da humanidade  e garante o estado de conservação dos bens.

 

Os valores : unir à volta do Património

 

Diversidade cultural e social, colegialidade

Em todo o mundo, com o diverso e complementar conhecimento profissional, investigadores, cientistas, juristas, economistas, engenheiros, artesãos, profissionais, académicos, consultores privados, eleitos, representantes dos estados, etc....,juntam as suas ideias e especialidades, num espírito colegial e respeito pelas suas diferenças culturais e religiosas.

Imparcialidade

O ICOMOS é um dos três Consultores para Convenção do Património Mundial. Para preparar a sua participação, usa a rede de especialistas, escolhidos pela sua especialidade e experiência, que fazem aconselhamento técnico independente e de acordo com as regras éticas.

Intercâmbios entre países, diálogo Norte-Sul, solidariedade

O ICOMOS, tal como qualquer organização ligada à missão da UNESCO, advoga também a reconciliação entre povos e culturas. Por isso é que foi criado em 2003 o Fundo Vitctoria Falls, para facilitar a mobilidade dos membros dos países pobres. Para além disso, quando das grandes catástrofes naturais, o ICOMOS  disponibiliza especialistas no estabelecimento de medidas de emergência para a preservação, conservação e restauro do património (Haiti, China, Irão, etc.). O ICOMOS é um membro fundador do Blue Shield.

Transmissão e envolvimento da juventude

A missão do ICOMOS é motivar a consciência patrimonial.A participação em actividades formativas e encontros chama e envolve jovens investigadores e profissionais à volta dos seus assuntos e das suas acções. O Fundo Internacional Raymond Lemaire atribui bolsas de estudo a jovens candidatos a completar a sua educação e a melhorar a sua experiência.

Acesso livre à informação

Finalmente, o ICOMOS suporta  e apoia acesso aberto, livre e sem restições às publicações científicas através do projecto "ICOMOS Open Archive: EPrints on Cultural Heritage".