Missão e Visão

O papel do ICOMOS: preservar e valorizar

A missão do ICOMOS é promover a conservação, a protecção, a utilização e valorização dos monumentos, conjuntos e sítios. Participa na elaboração de doutrina, evolução e divulgação de ideias, promove acções de sensibilização. O ICOMOS é o organismo consultor do Comité do Património Mundial para a implementação da Convenção do Património Mundial da UNESCO. Como tal, avalia as propostas de inscrição a património mundial dos bens culturais da humanidade e vigia o estado de conservação dos bens inscritos. Foi criado em 1965 na sequência dos primeiros encontros entre arquitectos, historiadores e especialistas internacionais, desde o início do século XX, e em particular da Carta Internacional para a Conservação e Restauro de Monumentos e Sítios (Carta de Veneza, 1964).

Os seus valores : unir em torno do Património

Diversidade cultural e social, colegialidade

Vindos de todo o mundo, de origens profissionais diversas e complementares investigadores, cientistas, juristas, economistas, engenheiros, artesãos, profissionais, académicos, consultores privados, eleitos, representantes dos estados, etc....,juntam as suas ideias e especialidades, num espírito colegial e respeitador das suas diferenças culturais e religiosas.

Imparcialidade

Na sua qualidade de ONG, o ICOMOS é um dos três Consultores para a Convenção do Património Mundial. Para elaborar o seu parecer institucional, recorre a uma rede de especialistas, escolhidos pela sua competência e experiência, que dão o seu parecer técnico com total independência e de acordo com as regras éticas.

Intercâmbios entre países, diálogo Norte-Sul, solidariedade

O ICOMOS, como qualquer organização ligada à UNESCO, tem por missão a reconciliação entre os povos e as culturas. Por isso foi criado em 2003 o Fundo Vitctoria Falls, para facilitar a mobilidade dos membros dos países pobres. Por ocasião da Assembleia Geral, a Fundação Getty permite aos membros que trabalham de forma isolada ou em condições de constrangimentos difíceis, de se deslocar e de se encontrar, quer seja para aprofundar os seus conhecimentos, quer seja para conhecer colegas. Na sequência de grandes catástrofes naturais, o ICOMOS disponibiliza especialistas para estabelecer medidas de emergência para a preservação, conservação e restauro do património (Haiti, China, Irão, etc.). O ICOMOS é um membro fundador do Escudo Azul.

Transmissão e envolvimento da juventude

A missão do ICOMOS é sensibilizar ao património. Participa em actividades de formação, acolhimento e envolvimento de jovens investigadores e profissionais em torno das suas questões e das suas acções. O Fundo Internacional Raymond Lemaire atribui bolsas de estudo a jovens candidatos a completar a sua educação e a melhorar a sua experiência.

Acesso livre à informação

Finalmente, o ICOMOS suporta e apoia acesso aberto, livre e sem restrições às publicações científicas através do projecto "Arquivos abertos”, e-publicações sobre o património cultural.

Para outras informações, consulte o site do ICOMOS.

Print Email