
O tema Património e Clima, proposto para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pelo ICOMOS, esteve em debate no ISCTE no dia 19/4/2022, no âmbito da unidade curricular Conservação e Sustentabilidade do Mestrado Integrado em Arquitetura. Foram apresentados e refletidos diversos assuntos: As recomendações do ICOMOS. Estratégias de adaptação climática (Soraya Genin); A proposta de revisão da Carta Internacional do Turismo Cultural ; Reforçar a proteção do património cultural e a resiliência da comunidade por meio de uma gestão de turismo responsável e sustentável. O NO ALgarbage- zero desperdício no Turismo (Sofia Fonseca); Exposição do património cultural a perigos naturais em Portugal: conhecimento atual e desafios futuros (Rui Figueiredo), Cidades fortificadas e o Pacto Ecológico Europeu (Ana Quinta); Compreender a paisagem estuarina do Tejo como património cultural (Fátima Silva); Proteção de áreas costeiras para adaptação ao clima. A Quinta dos Ingleses e a praia de Carcavelos (Manuel Valadas Preto). Por último foi apresentado um vídeo dos trabalhos de grupo elaborado pelos alunos, sobre o Património e Clima nas zonas costeiras de Portugal, cobrindo-se as diversas regiões, de norte a sul. Dada a forte participação de alunos Erasmus, a sessão decorreu em inglês.
Print

Em 1982, o ICOMOS estabeleceu 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, seguido pela adoção da UNESCO durante sua 22ª Conferência Geral. A cada ano, nesta ocasião, o ICOMOS propõe um tema para as atividades a serem organizadas pelos seus membros, Comités Científicos Nacionais e Internacionais do ICOMOS, Grupos de Trabalho e parceiros, e quem quiser participar da comemoração deste Dia.
Com base no tema do ano passado, “Passados complexos: Futuros diversos”, para 2022 convidamos todos a explorar o tema: "Património e Clima" através de diálogos abertos, construtivos e intergeracionais. Poderão aceder a toda a informação e inserir num formulário on-line as iniciativas a desenvolver, na página criada para este efeito até ao dia 17 de Abril: http://w3.patrimoniocultural.pt/dims2022
Para aceder à página de carregamento e ao nome de utilizador e palavra passe, poderão contactar pelo email .
Print

ALDEIAS de XISTO: segredos do passado, desafios do futuro
Viver, Criar, Pensar e Construir
No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, um pouco por todo o mundo, olha-se para o nosso património cultural, no seu sentido mais lato, com a vontade reforçada de compreender a complexidade do seu passado e encontrar inspiração para diferentes futuros, que contribuam para comunidades mais sustentáveis, mais coesas e mais felizes.
O Município da Lousã convida-vos, neste dia, a redescobrir “passados complexos” das nossas Aldeias de Xisto, para melhor projetarmos os seus “futuros diversos”, através da memória escondida nas pedras, nas letras, no engenho e na arte destes lugares, partindo “online” em três visitas onde conversaremos sobre a origem, os segredos, e a inteligência das paredes de alvenaria de xisto, dos utensílios do trabalho, das memórias escritas sobre a dureza e as alegrias da vida e do modo como a arte os retratou.
Esta visita online, informal e descontraída, terá como cenários diversas aldeias, a Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, o Museu Etnográfico Louzã Henriques e o Museu Álvaro Viana de Lemos, incluindo um jogo de descoberta, ou talvez mistério, por grupos, para o qual estão todos convidados.
Inscrições: https://cm-lousa.pt/balcao-digital/dia-internacional-dos-monumentos-sitios-visita-virtual-as-aldeias-xisto-municipio-da-lousa/
Print

Conferência Zoom.
O tema lançado pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites) para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), “Passados complexos. Futuros diversos”, apela à reflexão crítica do passado, promovendo a criação de outros discursos, de diferentes abordagens que suportem pontos de vista inclusivos e diferenciados e impulsionando o entendimento do património enquanto factor de união, de partilha, de cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens, práticas e colecções.
Com esta conferência, O ICOMOS tem também por objectivo destacar o património cultural em acções relevantes para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e comunidades sustentáveis (DS11); Proteção da vida terrestre (OD15); igualdade de género (ODS5); redução de desigualdades (ODS10); Paz, justiça e instituições eficazes (ODS16).
Print