A Assembleia Geral é o orgão soberano do ICOMOS. É gerida por um Presidente, três Vice-Presidentes e um Relator, cujos mandatos são o tempo de duração das sessões.

A Assembleia Geral elege o Presidente do ICOMOS, cinco Vice-Presidentes, o Secretariado Geral, o Tesoureiro e doze membros do Comité Executivo, de entre os membros individuais, escolhidos de modo a que diferentes áreas de especialização estejam representadas. A Assembleia determina a localização da sede do ICOMOS, adopta alterações aos estatutos, estabele os programas do ICOMOS, aprova os relatórios do Secretário-Geral e do Tesoureiro, bem como as orientações financeiras para o período seguinte, e fiscaliza a execução das acções  do ICOMOS. Ratifica mudanças das cotas dos membros, confere o grau de Membro Honorário sob proposta de um Comité Nacional do ICOMOS.

A Assembleia Geral é aberta a todos os membros do ICOMOS. É realizada ordinariamente de três em três anos, em data e lugar escolhidos pelo Comité Executivo, ou em sessão extraordinária, sob pedido da maioria dos membros do Comité Executivo, ou um terço dos membros do ICOMOS. 

A última Assembleia Geral foi realizada em Paris, na sede da UNESCO, em finais de 2011. A próxima está marcada para Florença, em Novembro de 2014.