O actual Conselho de Administração da CNP do ICOMOS, composto por 18 pessoas, é presidido por Ana Paula Amendoeira. Entre os seus membros há pessoas das áreas da arquitectura, engenharia, arqueologia, história, história de arte e direito. Exercem funções em Universidades (Minho, Porto, Coimbra e Lisboa), em serviços da administração central da área do Património (Direcção-Geral do Património Cultural, Direcção Regional de Cultura do Norte, Direcção Regional de Cultura do Alentejo), da área do Turismo (Turismo de Portugal), do Planeamento (Comissão de Coordenação da Região Norte), na administração local (Câmara Municipal do Porto), e ainda actividade privada, como profissionais liberais, e em empresas.

A Assembleia Geral é presidida por Cláudio Torres, e o Conselho Consultivo, com 12 membros, por Paulo Lourenço. 

Veja a lista completa aqui

 

 

Realizado o Seminário, consulte a Declaração Porto 2013, a intervenção da Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS, Ana Paula Amendoeira, e as comunicações, no nosso canal do Youtube.

 

O ICOMOS Portugal organiza no Porto, em Outubro do corrente ano, um Seminário destinado a promover, de forma positiva, a discussão sobre a reabilitação que tem sido executada nos últimos anos na zona histórica do Porto - Património Mundial apresentando, simultaneamente, algumas ideias e projectos de pequena escala que respeitam as normas internacionais da teoria da conservação, restauro e reabilitação das cidades históricas, mais integradores da diversidade, das tipologias e sobretudo das pessoas que dão sentido a todo este património.

Consulte aqui o Programa, e as sinopses.

Contamos com a sua participação e apoio na divulgação.

Nota: Devido ao elevado interesse demonstrado na participação e às limitações do espaço, as inscrições encontram-se, de momento, encerradas. Para mais informações, contacte-nos.

Para mais informações contacte This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Muito obrigado!

 

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PATRIMÓNIO VERNÁCULO & ARQUITECTURA DE   TERRA

 

 

 

Vai realizar-se em Vila Nova de Cerveira de 16 a 20 de Outubro a Conferência Internacional de Património Vernáculo & Arquitectura da Terra.

Os membros do ICOMOS tem descontos na inscrição.

Consulte aqui o programa, inscrições e toda a informação.      

 

Decorrerá a 17 de Junho o encontro "Turismo e Sustentabilidade na Paisagem Fortificada", uma organização da AIAR (Associação de Desenvolvimento pela Cultura) com os apoios da Direção Regional de Cultura do Alentejo, da Câmara Municipal de Évora e da Comissão Nacional do ICOMOS.

"A ideia destas conferências nasceu do interesse da AIAR em criar eventos que sejam simultaneamente formas de promoção e divulgação da Cidade, mas também que se enquadrem numa estratégia de desenvolvimento que se defende para a Região. A AIAR defende e acredita que é possível criar desenvolvimento a partir de dinâmicas e conteúdos de actividades criativas e culturais.

Abrir Elvas ao Mundo, ao debate de ideias, harmonizando-as de forma a diversificar estratégias para o futuro, pressupondo o estabelecimento de uma rede de comunicação de ideias, são os objectivos essenciais a atingir."

(do folheto de divulgação).

Consulte, também, o folheto de divulgação e programa das Conferências Internacionais de Elvas, assim como o sítio oficial do encontro.

 

Numa iniciativa conjunta com as Oficinas do Convento, o ICOMOS - Portugal convida a participarem nesta iniciativa que irá decorrer em Montemor-o-Novo, Sábado, dia 31 de Maio.

A entrada é livre mediante inscrição para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Programa

Resumos das comunicações de Vítor Oliveira Jorge, Miléne Gil, Patrícia Monteiro, Manuel Ribeiro, Vírgínia Fróis e Teresa Batista

 

 

 

 

 

 

O I Seminário sobre Património Edificado do Buçaco, organizado pela Fundação Mata do Buçaco, F.P (FMB, F.P) e  Universidade de Aveiro é o evento que pretende marcar um momento decisivo para as acções de salvaguarda e protecção do Património Edificado do Deserto dos Carmelitas Descalços do Buçaco, delineadas pela FMB, F.P. O seminário decorrerá durante todo o dia de 27 de Março no monumental Palace Hotel do Bussaco reunindo grandes especialistas dos materiais usados nas construções do Buçaco e eminentes investigadores da História, do Património Arquitectónico e Paisagístico do Buçaco. Neste evento serão também apresentados os mais recentes trabalhos académicos realizados na Universidade de Aveiro sobre os materiais de construção do Convento e Via-Sacra, contribuindo desta forma para crescimento do conhecimento sobre o património do Buçaco.

Inscrições (grátis mas obrigatórias):This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. | 231 937 000 

A Conferência Internacional COLOURS2015:Bridging Science with Art vai realizar-se nós próximos dias 24 e 25 de Setembro, em Évora, na Universidade. 

Para mais informações, nomeadamente para a apresentação de comunicações, inscrições e datas importantes, há um site específico. AQUI.