Serralves 

 

Conversa Álvaro Siza - Visões da Alhambra | 18 Abril, 2017

19h00 - DEBATE "PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO E INTERVENÇÃO CONTEMPORÂNEA”
Celebrando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em continuidade com os temas abordados pela exposição "Álvaro Siza Vieira: Visões da Alhambra”, a Fundação de Serralves apresenta uma conversa sobre património arquitetónico e intervenção contemporânea. Para esse efeito, estarão representadas várias instituições ligadas à promoção e conservação de edifícios e locais protegidos, debatendo os contextos históricos, pedagógicos e sociopolíticos com que lidam na sua atividade: da classificação da obra do arquiteto Álvaro Siza à (re)construção e gentrificação de territórios consolidados. A turistificação dos jardins da Alhambra, dos canais de Veneza ou das ruas do Porto, revela a arquitetura como grande mediadora das dialéticas urbanas e dinâmicas culturais que consideramos como Património da Humanidade.

A TSF dedicou o programa Encontros com o Património ao tema do "Património Cultural e Turismo Sustentável", como antecipação do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, onde, entre outros, participio Maria Ramalho, Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS.

Pode ouvir o programa no site da TSF.

 

Outra iniciativa do COMOS-Portugal sobre o tema:

Porto 20 anos depois: Processo de Turistificação de uma cidade Património Mundial

Veja as comunicações no nosso canal do Youtube:

 

Com o apoio institucional do ICOMOS - Portugal, o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do porto (CEAU-FAUP) e o Centro de Estudos de Edifícios em Serviço da Faculdade de Engenharia da Universidade do porto (CEES-FEUP) co-organizam o Colóquio "Saber Manter os Edifícios: Pensar, Desenhar, Construir".

O Colóquio irá decorrer a 21 de Outubro de 2016, das 14:30 às 18:00, na Casa das Artes (Rua Ruben A, n.º 210, Porto).

Este Colóquio propõe-se ilustrar visualmente problemáticas de manutenção e utilização e que servirão de mote para uma discussão com vários intervenientes no processo: arquitecto, coordenador, gestor e utente. Casos de Estudo apresentados: Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

O evento servirá também para o lançamento do livro: Saber manter os edifícios, editado pelo Gequaltec/FEUP e CEAU/FAUP (Custo associado: 10€).

Para mais informações, consulte a página oficial do curso (aqui).

 

 

Sob a égide da Nações Unidas, no final de 2015, representantes de 195 países discutiram, na Conferência do Clima em Paris (COP 21), o impacto das alterações climáticas sobre as sociedades, as pessoas e os seus bens. Chuvas torrenciais, tempestades inesperadas e violentas, derrocadas, ondas de calor e picos de poluição atingem, atualmente, uma frequência preocupante.

Por outro lado, nos últimos anos, assistimos ao recrudescimento de incidentes (sismos, guerras, atentados, inundações, incêndios) que provocaram danos irrecuperáveis e a destruição de bens culturais, testemunhos fundamentais de história, de memória e de identidade.

 

A jornada científica DocGraf ‘16 pretende constituir-se num fórum de debate e discussão sobre o papel das tecnologias digitais na investigação em Arquitectura e Urbanismo. Na sequência desta jornada, entre 17 e 24 de Outubro será realizado um workshop de introdução à digitalização tridimensional destinado a público não especialista que pretenda aprender a criar modelos 3D interactivos de edifícios e cenários urbanos com a sua própria câmara fotográfica.

O workshop terá desconto para sócios do ICOMOS-Portugal.

Mais informação e inscrições: https://sigarra.up.pt/faup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=30297