Encontro - Novas Cartas do ICOMOS

unnamed

 

No próximo dia 18 de Janeiro decorrerá em Lisboa, no Forte de Sacavém, um encontro de apresentação das novas cartas do ICOMOS, sobre "A Paisagem Rural como Património Cultural" e "A Gestáo dos Sítios Arqueológicos Públicos".
Durante a tarde do mesmo dia terá lugar um Workshop sobre "Sistemas de Informação Geográfica aplicados ao património cultural".

Consulte aqui o programa.

 

Print Email

Fórum Património e Paisagem

FAUP MI Eventos Forum Patrimonio A2 04

 

Património e paisagem são campos de ação indissociáveis e centrais na sociedade contemporânea como suporte identitário e fator de desenvolvimento sociocultural e territorial sustentável. Neste contexto, o "Fórum Património e Paisagem" será organizado em quatro sessões temáticas de apresentação e discussão:  Património Arquitetónico e Urbano, Paisagem Cultural, Gestão do Património, Análise de Riscos.

As diferentes sessões propõem uma discussão que se pretende ampliada a investigadores, técnicos municipais, gestores, profissionais, estudantes e a todos os interessados no debate construtivo sobre a gestão, salvaguarda e intervenção no património e na paisagem.

O programa poderá ser cunsultado na página da FAUP. Para mais informações, consulte a página do encontro no Facebook.

 

Print Email

Curso Pinturas a Cal

cartaz curso 8

Decorrerá em Elvas, em 15, 16, 22 e 23 de novembro o curso sobre Pinturas a Cal organizado pelo Centro de Artes e Ofícios de Património.

Para mais informações contacte o CAOP.

Print Email

Debate - Ensino em Conservação e Reabilitação em Portugal

Debate sobre o ensino em Conservação e Reabilitação em Portugal

17 de Setembro de 2018 - ISCTE-IUL

Perante um novo ciclo de avaliação dos cursos de Arquitectura pela A3ES, o ICOMOS Portugal promove uma reunião com todos os Diretores de Cursos de Arquitetura, em conjunto com representantes da Ordem dos Arquitetos e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, com o intuito de debater o estado atual e o futuro do ensino da Conservação e Reabilitação em Portugal.

A Reabilitação do património edificado tem vindo a ocupar um lugar central na prática profissional dos Arquitectos, a par com o que acontece em todo o continente Europeu. Paralelamente, a recente pressão do turismo e da exploração imobiliária têm acelerado esta tendência, porém, nem sempre com respeito pela autenticidade e integridade das preexistências.Nos centros das principais cidades portuguesas, inclusive em áreas classificadas ou protegidas, verifica-se uma incidência considerável de intervenções desqualificadas ou com demolição abrangente de elementos de valor e, em muitos casos, com recurso ao ‘fachadismo’.

Continue Reading

Print Email