A insustentável ausência do Património Cultural - Carta Aberta

Carta aberta a
Sua Excelência Dr. António Costa, Primeiro-ministro
Excelentíssima Senhora Doutora Graça Fonseca, Ministra da Cultura

Plano de Recuperação e Resiliência
A insustentável ausência do Património Cultural

A constatação da completa ausência do Património Cultural, em todas as suas dimensões, no Plano de Recuperação e Resiliência, obriga-nos a expressar publicamente a nossa estupefação e a reclamar que esta grave lacuna seja devidamente colmatada.

O argumento sobre a transversalidade da Cultura não pode servir para justificar esta desvalorização incompreensível: não é possível haver qualquer tipo de resiliência ou de recuperação do nosso país sem uma dimensão cultural forte e ativa, imprescindível para construir uma coesão social sustentada e duradoura. Não colhe igualmente assinalar que outros programas da União Europeia continuam a existir e em alguns deles a Cultura tem lugar. O mesmo se poderia dizer de qualquer outro domínio social e nem por isso se deixou de considerar necessário este novo instrumento de recuperação e resiliência.

Continue Reading

Print

Relatório do Grupo de Projeto Museus no Futuro - criação do Instituto de Museus, Palácios e Monumentos

O Grupo de Projeto Museus no Futuro apresentou o Relatório Final no dia 4 de novembro de 2020 à Senhora Ministra da Cultura e a Senhora Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural. O documento apresenta uma análise do conjunto de Museus, Palácios e Monumentos afetos à Direção-Geral do Património Cultural e às Direções Regionais de Cultura e formula recomendações (Relatório Final e Sumário Executivo). Foram incluídas algumas propostas relativas à versão preliminar, recebidas no período da discussão pública, e atualizados dados quantitativos de caracterização dos Museus, Palácios e Monumentos. A convite do Grupo de Projeto Museus no Futuro, o ICOMOS-Portugal contribuiu com o presente parecer.

Print