Teresa Patrício eleita Presidente do ICOMOS Internacional

foto Teresa Patricio

A 20ª Assembleia Geral do ICOMOS (International Council of Monuments and Sites), no dia 8 de Dezembro, elegeu Teresa Patrício como Presidente do seu Conselho de Administração para o triénio 2021-2023. Este alto cargo internacional, que nunca antes foi desempenhado por um português, é pela primeira vez entregue a uma mulher.

Teresa Patrício é portuguesa, arquitecta, mestre em conservação do património cultural, doutorada em engenharia e docente universitária no Raymond Lemaire International Centre for Conservation, KU Leuven, na Bélgica. Foi Presidente do ICOMOS Wallonia-Bruxelas e fez parte do Conselho de Administração do ICOMOS no mandato de 2017-2020. Compromete-se neste mandato de três anos a uma administração estratégica, guiada pelo diálogo, gestão financeira transparente, procurando uma maior participação dos membros, em especial dos profissionais emergentes. O envolvimento de instituições académicas, a defesa do multilinguismo e a melhoria da comunicação, são alguns dos objectivos propostos “As pessoas perguntam-me sobre a minha personalidade, o meu método de trabalho, o meu estilo de liderança. Eu não acredito em microgestão; não tenho medo de opiniões divergentes. As minhas convicções sobre o futuro do ICOMOS são: a importância de capacitar e ouvir, o reconhecimento do conhecimento, o investimento nos nossos membros.” (Teresa Patricio, Belgique / Belgium - YouTube)

O ICOMOS-Portugal congratula-se com a eleição de Teresa Patrício e está confiante na nova administração. Na expetativa de uma cada vez maior proximidade com o ICOMOS internacional, continuaremos empenhados no reforço da Comissão Nacional e desempenho da nossa missão principal para a proteção e valorização do Património Mundial. Continuaremos a apostar na internacionalização do ICOMOS-Portugal e na capacitação do ICOMOS nesta área, tendo sido co-responsáveis pela criação do Grupo de Trabalho Europa para o Património Mundial, que dará início ao seu trabalho neste novo mandato.